domingo, 7 de fevereiro de 2016

Por que existem as prisões??

Por que existem as prisões?

A pergunta é difícil, mas a resposta é fácil demais: em uma sociedade dividida em classes a prisão só serve para conter os pobres e miseráveis fazendo lucrar ainda mais os ricos.

Como isso funciona? A lei penal vai dizer que a TEORIA DAS PREVENÇÕES funciona e que a ameaça de ser preso conteria àquele que quer praticar um ato que a sociedade define como crime. Falso como uma nota de R$3,00. Mas parece bom isso, não? A lei penal faz com que ninguém cometa um crime...
Mas fácil acreditar no coelhinho da páscoa pondo de chocolate...
Na verdade quem diz o que é e o que não é crime é a classe dominante - os ricos - de certa época e determinada região geográfica. Assim, ocupar um terreno sem uso é crime, explorar quem não tem casa não é. Manter um latifúndio para criar carrapatos não é crime, ocupá-lo para fazer produção de alimentos é. Os exemplos são muitos. Mas a lei penal sempre funciona para conter os sem nada.

A prisão como temos hoje, e olhe que esta idéia foi " revolucionária" na época de sua criação; porque os pobres do século XVI eram como moscas já no terceiro furto; foi pensada no seu nascimento exatamente para evitar a pena de morte contra os miseráveis e famintos. Hoje virou mania e pensam os poderosos que tudo se resolve com pena de prisão.

Neste momento, particularmente difícil, estamos enfrentando a luta contra a idéia cruel de privatizar o sistema penitenciário. Haverá mais sofrimento para os pobres. O que é ruím ficará ainda pior. E mais lucros para os ricos.

Afinal, em uma sociedade dividida em classes, a idéia principal é lucrar com essa divisão. As prisões existem para garantir esse lucro. Entendeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário